
Tudo o que você precisa saber
sobre esta Pós-graduação
Educadores e Pedagogos
Profissionais da educação que desejam atuar na formação de futuros especialistas na área da saúde, desenvolvendo competências em metodologias ativas, tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras.
Pesquisadores e Acadêmicos
Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos em ensino superior e em pesquisas voltadas para a área da saúde, contribuindo para a produção de conhecimento científico e para a formação de excelência.
Profissionais de Saúde
Médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e outros especialistas que desejam se qualificar para atuar como professores ou preceptores em instituições de ensino ou programas de residência, unindo a experiência prática ao ensino acadêmico.
Período
2 Semestres
Curso 100% Online
Estude em qualquer lugar
Sem TCC
Foco no aprendizado prática e direto ao ponto.
Certificação de Excelência
Instituição avaliada com nota máxima pelo MEC.
Flexibilidade de Horários
Aulas acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, tudo no seu tempo.
Inicie no seu tempo
Aulas com início nos próximos 3 meses.
Disciplinas do Curso
Capacite-se para implementar tecnologias educacionais inovadoras, com foco em metodologias ativas que colocam os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem. Explore estratégias voltadas para currículos integrados e orientados por competências, promovendo a formação de profissionais de saúde preparados para os desafios do mercado e da prática assistencial.
Mergulhe nos fundamentos da Psicologia da Educação, explorando as principais concepções de desenvolvimento humano e aprendizagem. Entenda como fatores cognitivos, emocionais e sociais influenciam o processo educativo, aplicando esses conhecimentos para aprimorar práticas pedagógicas no campo da saúde.
Compreenda a importância da educação permanente como ferramenta essencial para a atualização contínua dos profissionais de saúde. Explore estratégias que promovem o aprendizado ao longo da vida, fortalecendo competências e alinhando práticas aos avanços científicos e às demandas do setor.
Descubra como a formação baseada em competências promove o desenvolvimento de habilidades profissionais alinhadas às necessidades dos alunos e às demandas do mercado de trabalho. Aprenda a planejar e implementar estratégias pedagógicas que integrem conhecimentos teóricos e práticos, preparando profissionais para desafios reais no campo da saúde.
Domine a interface entre educação e saúde, compreendendo sua evolução histórica e a importância do contexto sociocultural. Explore as novas tendências na ação educativa, desenvolvendo abordagens inovadoras para promover a saúde e capacitar profissionais de forma eficaz e humanizada.
Aprenda a planejar e implementar intervenções educacionais em saúde, considerando os aspectos históricos, culturais e socioeconômicos do contexto local. Desenvolva estratégias pedagógicas que promovam a transformação social e melhorem a qualidade do cuidado em saúde por meio da educação.
Explore o campo emergente da saúde digital, conhecendo tecnologias que ampliam o acesso aos serviços e modernizam as práticas assistenciais. Descubra ferramentas inovadoras, como telemedicina, aplicativos de saúde e inteligência artificial, que estão transformando a gestão e o cuidado em saúde, promovendo eficiência e personalização.
Aprenda a aplicar técnicas pedagógicas eficazes, adaptadas às características dos alunos e às temáticas específicas do campo da saúde. Descubra como utilizar metodologias ativas e tecnologias educacionais para criar experiências de ensino dinâmicas, interativas e alinhadas às demandas contemporâneas da formação em saúde.
Compreenda como a educação a distância, integrada a atividades presenciais, pode expandir o alcance e a eficácia das ações educativas. Explore os benefícios e desafios do ensino híbrido, aprendendo a planejar e implementar estratégias que promovam uma formação flexível, acessível e de alta qualidade no campo da saúde.
Domine as estratégias de planejamento e gestão educacional no campo da saúde, considerando tanto os contextos normativos quanto os participativos. Aprenda a elaborar, implementar e avaliar programas educacionais que atendam às demandas institucionais e às necessidades dos alunos, promovendo excelência e inovação no ensino.
Explore como a assistência nos serviços de saúde pode estar intimamente ligada ao aprendizado e à formação de profissionais. Descubra maneiras de transformar práticas assistenciais em oportunidades de ensino e pesquisa, gerando novos conhecimentos e fornecendo feedback valioso para melhorar continuamente os cuidados de saúde.
Desvende as principais teorias educacionais que sustentam as práticas pedagógicas no campo da saúde. Explore conceitos e abordagens que orientam o ensino-aprendizagem, promovendo estratégias eficazes para formar profissionais qualificados e alinhados às demandas do setor.
Corpo Docente

Possui graduação em Medicina e doutorado em Educação pela UFRGS. É Professor Associado na UFRGS, atuando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da UFPA. Leciona no Mestrado Profissional em Saúde da Família da UFMS e é pesquisador visitante sênior na Fiocruz Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva. Atua em integralidade, comunicação, atenção e educação em saúde, além de cooperação internacional.

Enfermeira com Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Mestrado em Saúde Coletiva e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Enfermagem do Trabalho, Urgência e Emergência e LIBRAS. Foi coordenadora de serviço de saúde na atenção básica de Cambé-PR, tutora na PUC-PR Campus Londrina e docente de LIBRAS na UNOPAR EAD.

Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria pela UFRGS, mestre em Psiquiatria Social pela Universidade de Barcelona e graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Associada III na Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência em Psicologia Clínica, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, terapia cognitivo-comportamental, reabilitação cognitiva e psicossocial, intervenções em crises e desastres.

Enfermeira, professora e pesquisadora com foco no trabalho interprofissional em saúde. Doutora em Ciências da Saúde pela USP com co-tutela da University of Southampton, pós-doutora pela USP e Emlyon Business School. Mestre em Ciências da Saúde pela USP e especialista em Gestão dos Serviços do SUS (Fiocruz). Experiência como gerente de Unidade Básica de Saúde e enfermeira na Estratégia Saúde da Família. Foi coordenadora e docente no Programa de Formação de Profissionais da Saúde de SP.

Médico graduado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado em Biologia Celular e Fisiologia Endócrinas pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Urgência e Emergência da UEM. Ex-coordenador do curso de Medicina da UEM e ex-diretor regional da Associação Brasileira de Educação Médica.

Psicóloga, graduada pela Universidade Ceuma, com mestrado em Saúde Materno-Infantil pela UFMA e doutorado em Ciências Médicas pela UERJ. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP e Psicologia Hospitalar pelo CFP. Coordenadora de cursos de Saúde Mental e Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar na UNASUS/UFMA. Professora e docente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFMA, com ênfase em Psicologia da Saúde, Saúde Mental e Dependência Química.

Professor de Medicina no Centro Universitário de Jaguariúna e Indaiatuba (UniEduK). Aposentado como Professor Associado da UEL, possui pósdoutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Granada, doutorado em Ciências/Saúde Coletiva pela USP, e mestrado em Medicina Preventiva pela USP de Ribeirão Preto. Fundador e chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UEL, coordenou projetos como o Núcleo de Telemedicina & Telessaúde e o Projeto Pró-ensino na Saúde.

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, coordena o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS) na Ensp/Fiocruz. Graduado em História pela PUC-RJ, possui mestrado em História pela Université de Paris III e doutorado em Saúde Coletiva pela UERJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é diretor executivo da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB-DF) e professor adjunto IV da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência em Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, saúde pública, planejamento estratégico situacional, ensino médico e política nacional de saúde.

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em Educação pela PUCRS, mestrado em Ciências Médicas pela UFRGS e doutorado em Ciências - Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Atuou como docente na PUCRS, FURG, UFCSPA, UEL e Unisinos. Experiência em Medicina e Saúde Coletiva, com ênfase em Psiquiatria, Saúde Mental e Informações em Saúde. Atualmente é professor no Departamento de Saúde Mental da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.
Selo MEC
Selo ISO 9001

Na Faculdade Unimed, você terá aulas com quem possui experiência prática e teórica em diferentes instituições, alinhando e aprimorando seus conhecimentos para o mercado.
O nosso propósito é promover o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho na área da saúde a partir da aquisição de novas habilidades e capacidades para uma atuação completa no mercado.
Qualidade e Excelência
Somos certificados pela Norma ISO 9001:2015 no nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Tradição e Pioneirismo
Somos pioneiros em educação para o Sistema Unimed, com experiência da Fundação Unimed e 30 anos de experiência em ensino.
Reconhecimento
Instituição autorizada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade presencial e a distância.
Por que a Faculdade Unimed?
O nosso propósito é promover o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho na área da saúde a partir da aquisição de novas habilidades e capacidades para uma atuação completa no mercado.
Qualidade e Excelência
Somos certificados pela Norma ISO 9001:2015 no nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Tradição e Pioneirismo
Somos pioneiros em educação para o Sistema Unimed, com experiência da Fundação Unimed e 30 anos de experiência em ensino.
Reconhecimento
Instituição autorizada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade presencial e a distância.
Cursos relacionados

Geriatria e Gerontologia para Entrega de Valor
Prepare-se para cuidar da população idosa com excelência, promovendo saúde e qualidade de vida. Aborde aspectos biológicos, psicológicos e sociais para oferecer um cuidado completo e humanizado.

Neurociências e Comportamento
Explore a conexão cérebro-comportamento, neuroplasticidade, inteligência emocional e bem-estar. Capacite-se para atuar em contextos clínicos, educacionais e corporativos com excelência.

Gestão para Profissionais de Saúde
Desenvolva competências em gestão orçamentária, contas hospitalares, compras e negociação. Aprimore habilidades práticas para otimizar recursos e melhorar a experiência do paciente na área da saúde.

Adoecimento Mental: Depressão, Angústias, Ansiedades e Adições
Estude transtornos mentais, incluindo depressão, ansiedade, angústias e adições, para aprimorar o cuidado em saúde mental.

Ética e Bioetica
Analisar as questões éticas presentes no mercado financeiro, e quais as práticas mais adequadas para que os profissionais | Pontos que se entremeiam nas práticas durante os cuidados de saúde.

Neurociência e Neuroinovação
Capacite-se nas bases neurocientíficas do comportamento humano para promover a saúde mental e desenvolver inovações na área.

Cuidados Paliativos
Oferece uma formação abrangente centrada nos princípios fundamentais e na história dos cuidados paliativos, incluindo contribuições pioneiras de Elizabeth Kubler-Ross e Cicely Saunders.

Inteligência Emocional
Desenvolva inteligência emocional, compreenda terapias cognitivas, enfrente desafios da saúde mental no mundo digital e aplique essas habilidades em diversas áreas.

Mente Plena: Desenvolvendo Resiliência Emocional e Bem-estar
Desvende as competências da inteligência emocional e aprenda a usar cada uma para aprimorar sua afetividade. Explore estratégias práticas e o funcionamento do cérebro para fortalecer essas habilidades.

Docência em Saúde
Prepare-se para usar metodologias ativas, ensino a distância e ferramentas digitais na saúde. Capacite-se em planejar e gerenciar projetos educacionais modernos e eficazes.