
Tudo o que você precisa saber
sobre esta Pós-graduação
Profissionais de Saúde
Enfermeiros e outros profissionais da área da saúde que desejam se especializar no atendimento em situações críticas e de emergência, aprimorando suas competências técnicas e práticas para atuar com segurança e eficiência no ambiente pré-hospitalar e hospitalar.
Período
2 Semestres
Curso 100% Online
Estude em qualquer lugar
Sem TCC
Foco no aprendizado prática e direto ao ponto.
Certificação de Excelência
Instituição avaliada com nota máxima pelo MEC.
Flexibilidade de Horários
Aulas acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, tudo no seu tempo.
Inicie no seu tempo
Aulas com início nos próximos 3 meses.
Disciplinas do Curso
Domine as principais intervenções rápidas necessárias em situações de emergência clínica. Aprenda técnicas de suporte básico e avançado de vida, capacitando-se para agir com eficiência, precisão e segurança em cenários críticos.
Desenvolva competências para identificar, diagnosticar e manejar distúrbios metabólicos agudos. Aprenda a interpretar exames laboratoriais de forma precisa, aplicando esse conhecimento para decisões clínicas rápidas e eficazes em situações críticas.
Conheça os princípios fundamentais do gerenciamento de emergências e desastres, explorando estratégias para planejamento e resposta eficaz. Aprenda sobre a epidemiologia de epidemias e a logística envolvida na mobilização de recursos, organização de equipes e assistência em situações de crise, garantindo ações rápidas e coordenadas.
Aproveite o potencial das tecnologias e inovações no atendimento de urgência e emergência. Explore o uso da telemedicina, dispositivos diagnósticos avançados e outras ferramentas tecnológicas que otimizam a agilidade, precisão e eficácia nas intervenções em cenários críticos.
Adquira conhecimentos essenciais para atuar em emergências traumáticas. Aprenda a manejar casos de trauma cranioencefálico, torácico e abdominal, desenvolvendo habilidades para intervenções rápidas, seguras e eficazes em situações críticas.
Compreenda a organização e gestão dos serviços de emergência, abrangendo tanto unidades móveis quanto fixas. Explore as políticas públicas e regulamentações que orientam esses serviços, adquirindo competências para coordenar equipes, otimizar recursos e garantir atendimento eficiente e de qualidade.
Aprofunde-se no diagnóstico e manejo de condições neurológicas críticas, como acidente vascular cerebral (AVC), status epiléptico e lesões neurológicas traumáticas. Desenvolva habilidades para intervenções rápidas e eficazes, garantindo suporte vital e melhores desfechos clínicos para os pacientes em situações de alta gravidade.
Aprimore seus conhecimentos sobre o uso de fármacos em situações de urgência e emergência. Explore conceitos de farmacocinética e farmacodinâmica para entender a ação dos medicamentos no organismo, garantindo aplicações seguras, eficazes e ajustadas às necessidades de pacientes em condições críticas.
Especialize-se na abordagem de emergências clínicas e traumáticas em pacientes pediátricos. Aprenda a aplicar protocolos de suporte avançado de vida pediátrico (PALS) e desenvolva competências para lidar com condições críticas, promovendo intervenções seguras e eficazes adaptadas às particularidades infantis.
Descubra os princípios essenciais para o atendimento emergencial de populações vulneráveis. Desenvolva habilidades específicas para lidar com emergências em gestantes e idosos, além de adquirir competências no manejo de intoxicações, garantindo cuidados seguros, humanizados e eficazes.
Capacite-se para realizar monitorização hemodinâmica avançada em pacientes críticos. Aprenda a interpretar dados de forma precisa e implementar intervenções adequadas, promovendo a estabilização e otimização das funções vitais em cenários de alta complexidade.
Desenvolva habilidades para identificar, avaliar e manejar urgências psiquiátricas com eficácia e sensibilidade. Aprenda estratégias para lidar com crises emocionais e comportamentais, promovendo não apenas a recuperação dos pacientes, mas também a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho, especialmente em contextos de alta pressão.
Corpo Docente

Enfermeiro emergencista com ampla experiência em atendimentos de emergência. Graduado em Enfermagem pela UFMG, com especialização em urgência, emergência e atendimento pré-hospitalar, além de mestrado pela UFMG. Atuou em vários serviços hospitalares de urgência como enfermeiro e coordenador. No SAMU desde 2004, iniciou na docência em 2006, atuando em cursos de graduação e pós-graduação.

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFMG, com doutorado e mestrado em Enfermagem e especialização em Saúde da Família pela mesma instituição. Docente da Escola de Ciências da Saúde e da Vida no Centro Universitário UniProjeçãoTaguatinga Norte e Enfermeira de Família e Comunidade na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Tem experiência em Saúde Coletiva, Saúde da Família, Saúde da Criança e do Adolescente, Promoção da Saúde e Sistematização da Assistência de Enfermagem, atuando em atenção primária, hospitalar, docência, pesquisa e gestão.

Bacharel em Enfermagem, especialista em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva, Enfermagem do Trabalho e Tecnologias convergentes, Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Enfermeira doutora e mestre pela UFMG, especialista em terapia intensiva pela FCMMG. Atua no serviço de imagem da Gerência de Diagnóstico e Apoio de Diagnóstico e Terapêutico da FHEMIG, é analista no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovações em Saúde do Ministério da Saúde. Docente no Centro Universitário UNA e no Instituto de Educação Continuada da PUC-MG. Possui vasta experiência em terapia intensiva, diagnóstico e inovação em saúde.

Enfermeiro especialista em Urgência, Emergência e Trauma. Atua no SAMU de Belo Horizonte e no Hospital das Clínicas da UFMG. Instrutor de cursos de emergências clínicas e traumáticas, suporte avançado de vida cardiovascular (ACLS), suporte avançado de vida pediátrico (PALS) e outros pela SOMITI. Membro da ABRAMEDE-MG e SOMITI, e colaborador da Câmara Técnica do COREN-MG.

Graduada em Enfermagem pela PUC Minas, com pós-graduação em Controle de Infecção Hospitalar e Informática em Saúde, além de Mestrado em Cirurgia e Oftalmologia pela UFMG. Atualmente, é enfermeira Assessora Técnica da Diretoria Assistencial da FHEMIG e membro da Comissão Central de Protocolos Clínicos da instituição. Tem ampla experiência em controle de infecção hospitalar e saúde baseada em evidências.

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNA. Preceptor de estágio em Saúde da Família e Comunidade, e em estágio hospitalar de média e alta complexidade na UNA. Professor convidado no curso de Radiologia e Imagem da UFMG, ministrando “Primeiros Socorros”. Coordenador do departamento de Primeiros Socorros e Educação e Saúde da Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais. Experiência em Urgência, Emergência e Homecare. Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA.

Profissional com mais de 15 anos de atuação no seguimento hospitalar, graduada em Enfermagem e pós-graduada em Enfermagem em Centro Cirúrgico, RPA e CME. Desenvolveu habilidades em planejamento de rotinas de assistência, supervisão de enfermagem e gestão de recursos. Experiência em planejamento estratégico, supervisão de técnicos, assistência integral ao paciente, e participação em processos de acreditação ONA e JCI.

Enfermeira especialista em Auditoria, Gestão de Saúde Pública, ESF, Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Atenção ao Paciente Crítico em UTI. Experiência em bloco cirúrgico, SR CO e urgência e emergência. Desenvolve trabalho em equipe focado em alcançar resultados organizacionais.

PhD em Social And Administrative Pharmacy pela University of Minnesota. Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) e graduada em Farmácia pela UFMG. Professora na UFMG desde 1995 e convidada na University of Minnesota desde 2008. Foi gestora no Department of Medication Therapy Management em Fairview Health Services e é pesquisadora colaboradora desde 2012. Fundadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF) da UFMG. Fundadora do International Pharmaceutical Care Consortium.
Selo MEC
Selo ISO 9001

Na Faculdade Unimed, você terá aulas com quem possui experiência prática e teórica em diferentes instituições, alinhando e aprimorando seus conhecimentos para o mercado.
O nosso propósito é promover o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho na área da saúde a partir da aquisição de novas habilidades e capacidades para uma atuação completa no mercado.
Qualidade e Excelência
Somos certificados pela Norma ISO 9001:2015 no nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Tradição e Pioneirismo
Somos pioneiros em educação para o Sistema Unimed, com experiência da Fundação Unimed e 30 anos de experiência em ensino.
Reconhecimento
Instituição autorizada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade presencial e a distância.
Por que a Faculdade Unimed?
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