
Tudo o que você precisa saber
sobre esta Pós-graduação
Profissionais de Saúde
Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da área que desejam aprimorar suas práticas, implementando estratégias que proporcionem uma experiência mais humanizada e satisfatória para os pacientes.
Gestores de Saúde
Administradores e gestores que atuam em unidades de saúde, clínicas ou hospitais e buscam desenvolver habilidades para gerenciar processos, melhorar indicadores de satisfação e elevar a qualidade dos serviços oferecidos.
Período
2 Semestres
Curso 100% Online
Estude em qualquer lugar
Sem TCC
Foco no aprendizado prática e direto ao ponto.
Certificação de Excelência
Instituição avaliada com nota máxima pelo MEC.
Flexibilidade de Horários
Aulas acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, tudo no seu tempo.
Inicie no seu tempo
Aulas com início nos próximos 3 meses.
Disciplinas do Curso
Contextualizar e estudar o Customer Success (SC) e o Customer Experience (CE) na área da saúde, compreendendo o conjunto de percepções e impressões do paciente a partir da sua experiência no serviço de saúde, visando, com isso, qualificar os processos da organização a fim de proporcionar a satisfação do paciente.
Analisar e problematizar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam na experiência do paciente quando da sua passagem pelo serviço de saúde, desde o primeiro contato até o momento da alta hospitalar, ao passo que todos esses fatores são responsáveis por construir a percepção do cuidado por parte do usuário do serviço.
Compreender e estudar a “Jornada do Paciente”, a partir de todas as interações deste com os setores e profissionais envolvidos no atendimento.
Cuidar do paciente de forma humanizada é (ou deveria ser) o objetivo de todo o profissional de saúde. Partindo dessa premissa, tem-se que cada vez mais necessária é a criação de métricas para gerir esse processo de experiência do paciente dentro do serviço. Para tanto, identificar os pontos de melhoria e traçar um diagnóstico do serviço é o ponto de partida para a definição das métricas e das ações necessárias à qualificação dos processos do serviço de saúde, a fim de propiciar a melhor experiência para o paciente.
Contextualizar e compreender os preceitos e os desafios da telemedicina, sob a ótica da experiência do paciente e dos profissionais de saúde, proporciona agilidade e precisão na tomada de decisões, aproximando as pessoas e eliminando as barreiras. Assim, dominar o uso dessa tecnologia, seu funcionamento, suas vantagens e aplicações auxiliam o profissional de saúde a prestar um atendimento mais preciso e humanizado ao paciente que busca o serviço de saúde.
Estar atento às novas tecnologias e pensar de forma inovadora significa encontrar soluções criativas e disruptivas para problemas já conhecidos. A tecnologia propicia a concretude de ideias inovadoras, as quais geram novas formas de pensar o atendimento e a melhor experiência do paciente dentro do serviço.
Design thinking, em tradução livre, significa “pensar fora da caixa”. Tal postura é requisito indispensável nos dias atuais dada a complexidade das relações humanas na contemporaneidade. Nesse sentido, pensar de forma criativa e inovadora às demandas inerentes à área da saúde é o melhor caminho para a resolução de problemas que se apresentam.
Contextualizar e estudar os impactos e os desafios gerados pela Lei Geral de Proteção de Dados nos serviços de saúde. Por apresentarem caráter íntimo e relacionado a vida privado do usuário, os dados coletados nos serviços de saúde públicos ou privados, são categorizados como dados sensíveis, o que exige dos profissionais de saúde capacitação específica para o tratamento e manejo dessas informações. Devidos a esses motivos, a área da saúde tem sido uma das áreas mais impactadas pela LGPD.
Estudar e compreender o paciente enquanto consumidor de um serviço, a partir da compreensão dos seus direitos e deveres, conforme previsto pela legislação vigente.
As Soft Skills são definidas como competências relacionadas à inteligência emocional. Transportando esse conceito para a área da saúde, temos que habilidades como criatividade, persuasão, trabalho colaborativo, capacidade de adaptação e gestão de tempo são competências indispensáveis para o profissional de saúde contemporâneo, as quais complementam as competências técnicas (hard skills), no sentido de otimizar a experiência do paciente no serviço hospitalar.
Corpo Docente

Administradora Hospitalar. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Álvares Penteado. Especialista em Psicodrama pela PUC-SP. Psicóloga. Coach pela SBCoaching. Eleita Educadora do Ano de 2011 pela ABMS – Associação Brasileira de Marketing em Saúde. Facilitadora credenciada pela Insights Discovery® (metodologia internacional de diagnóstico comportamental) Autora de Diversos Artigos de Gestão publicados em Revistas da área da Saúde Indexadas (Mundo da Saúde, etc) Professora em cursos de MBA e pós-graduação em diversas instituições Sócia e Diretora da FATOR RH.

Mais de nove anos de experiência como consultor e avaliador sênior em metodologia de Acreditação Nacional e Internacional, mais de quatro anos como administrador hospitalar e mais de um ano como gestor de empresa de importação e distribuição de implantes cirúrgicos. Prepara instituições para serem certificadas por metodologia de acreditação nacional e internacional. Atua na construção e implantação do modelo de gestão, das politicas institucionais, da elaboração de protocolos assistenciais e do planejamento estratégico. Desenvolve e capacita os profissionais de acordo com os objetivos da governança.

Sócio e head de Customer Experience e Marketing Research do Grupo XP, responsável por implementar toda a governança de qualidade do Grupo XP INC., o que levou a empresa a ser reconhecida, segundo o portal NPS Benchmarks, como um dos maiores NPS (Net Promoter Score) do segmento financeiro no mundo. É bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS, mestre em Finanças pela UPMF de Grenoble, na França, e tem as certificações CFA e CFP®. Atuou no Banco BNP Paribas, em Paris, um dos maiores bancos da Europa, onde trabalhou cobrindo clientes institucionais, com design de apresentações de produtos e tratamento de solicitações dos clientes. Foi diretor da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros - Planejar, coordenando a comissão de eventos técnicos, sendo responsável pelo Programa de Educação Continuada e pelo congresso anual da associação.

Médica, formada pela UFPel, com especialização em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição, Mestrado e Doutorado em Epidemiologia, Fellow na Universidade de Oxford e Certificada Yellow e Green Belt em Value Based Healthcare. Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde desde 2009 já tendo sido Chefe de Departamento de Saúde Coletiva e vice-coordenadora do Curso de Medicina dessa universidade. Gerente médica do Hospital Restinga e Extremo Sul (2014-2018). Gerente Médica Moinhos de Vento (2018-2021). Atualmente Superintendente Assistencial do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, Pós-graduada em Cuidados Intensivos pela EEUSP, Licenciada Plena pela Faculdade de Educação da USP, Mestrado Acadêmico em Administração pela USCS. Fellow da The International Society for Quality in Health Care - ISQua. Consultora Especialista em projetos educacionais na metodologia de Acreditação "Joint Commission International - JCI" pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação - CBA. Atual Diretora de Qualidade e Educação em Saúde da Patient Centricity Consulting, também Facilitadora de Aprendizagem e autora de cursos na Escola de Experiência de Pacientes e Pesquisadora Qualitativa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Experiência do Paciente. Coach de Pontos Fortes pela Gallup/CliftonStrengths. Professional SCRUM Master I.

Mestranda em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde - Instituto Avedis Donabedian na Espanha. Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pelo INESP. Graduada em Administração de Empresas UGF. Coordenadora de MBA, Pós-Graduação e Cursos de Curta Duração, com temas voltados para a gestão da qualidade, segurança do paciente e acreditação.. Fellowship ISQua (International Society for Quality and Health Care). Diretoria de Curadoria do HUB Gestão do Conhecimento da ABPRH. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - SOBRASP. Membro da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC. Gerente Operacional da ONA.

Mestrado | Instituto Avedis Donabedian - Barcelona.

Gerente experiente com uma sólida carreira desenvolvida em banco digital, indústria de cosméticos e telecomunicações. Hábil em gestão de pessoas, análise de negócios, marketing e entusiasta de IA. Adora resolver problemas ambíguos, viciada em grandes desafios, apaixonada pela filosofia e pelo universo e entusiasmada por lutar contra a complexidade para capacitar as pessoas.

Mestre em Gestão da Saúde, pela ENSP - Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Administradora, MBA em Gestão Hospitalar, especialista em Qualidade nos Serviços de Saúde, Master Black Belt em Lean Six Sigma, Life-Professional-Executive-Positive Coach. Coordenadora científica do "Manual do Gestor Hospitalar" Vol. 1 e 2, da Federação Brasileira de Hospitais - FBH, autora dos capítulos "Liderança e Pessoas", "Lean em Saúde" e coautora do capítulo "Gestão da Mudança". Organizadora da obra: "Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde" e autora de capítulos. Professora conteudista da Organização Nacional de Acreditação - ONA. Gestora hospitalar, professora e consultora. Ampla experiência em gestão de unidades hospitalares públicas, de média e alta complexidade, com atuação nas áreas estratégicas, administrativas, financeiras e de apoio. Participou e conduziu implantações de hospitais (projetos, estrutura física, escopo de serviços, treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes) em importantes projetos no Brasil.

Comunicólogo, gestor de qualidade, professor e pesquisador, atuando desde 2009 na área da saúde. Jovem Líder Executivo da saúde selecionado em 2021 pela International Hospital Federation (IHF). Doutor em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e em novo estágio pós-doutoral em Informação e Comunicação na Universitat de Barcelona (Espanha); mestre em Comunicação (UFG), especialista em Gestão de Projetos (IPOG), Black Belt em Lean Six Sigma (FM2S), graduado em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e em Gestão de Marketing (UNIP). Autor do livro "Gestão da Comunicação Hospitalar", traduzido para a versão internacional "Management of Hospital Communication", coordenador científico do "Manual do Gestor Hospitalar", volumes 1, 2 e 3 da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) em português e inglês, e organizador da obra "Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde”. Professor da Organização Nacional de Acreditação - ONA.

Mestre em Administração, Editor-chefe da Revista DOC e autor de quatro livros. Há 30 anos, aconselha empresas, Sociedades Médicas, Hospitais e profissionais em como melhorar eficiência, criar autoridade, fortalecer marca e agregar valor aos públicos-alvo. Ao longo da carreira, liderou projetos no Brasil e centenas de palestras e cursos em congressos de sociedades de especialidade com foco no desenvolvimento da saúde e carreira médica no Brasil.

Médico formado pela FMUSP, possui doutorado pela Disciplina Informática Médica e Livre Docência pela Disciplina da Telemedicina, ambos do Departamento de Patologia da FMUSP. Chefe da Disciplina de Telemedicina, Médico III e vice chefe do Laboratório de Investigação Médica de Informática Médica do HC-FMUSP (LIM 01) e líder de grupo de pesquisa da USP em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada no diretório de pesquisa do CNPq/MCTI. É idealizador e responsável pelo Projeto Homem Virtual e pelo Programa Jovem Doutor Redes. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Telemedicina e Telessaúde Integrada, Educação Digital Metacognitiva, Metodologias Ativas Digitais, Teleassistência, Objetos de Aprendizagem, Moradias Inteligentes, Saúde Conectada 5.0,e Pesquisa Multicêntrica. Foi membro fundador e presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde. Membro da Câmara Técnica de Informática e Saúde e Comissão de Análise da Resolução de Telemedicina do CFM.

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco. MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como Diretor de Operações de empresa privada no setor de saúde.

Graduado em Medicina pela PUCRS com Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cirurgião Geral, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e especialista em Emergência pela ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina de Emergência). Atua na área de concentração em Cirurgia Geral, Cirurgia Videolaparoscópica e atendimento Pré-hospitalar. Atualmente é professor da graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Médico Regulador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Alegre, Instrutor do cursos ATLS (Advanced Trauma Life Support), PHTLS (Pre-Hospital Trauma Life Support) e USET (Ultrassom em Emergência e Trauma).

Graduada em Farmácia-Bioquímica, com mestrado em Ciências da Saúde: Biologia Celular e Molecular e doutorado em Ciências Médicas. Atuou por 8 anos como pós-doutoranda em Ciências da Saúde no planejamento, gestão e execução de projetos na área da saúde com produção científica constante. Realizou MBA em Big Data, Data Science e Data Analytics, MBA em Gestão de projetos e MBA em Assuntos Regulatórios. Atualmente é pesquisadora em computação aplicada e atua na aplicação de análises preditivas na área da saúde.

Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar e Vice-Presidente da AMTSBE - Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar. Mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade Ibero Americana. Mestre em Gestão da Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Coordenador e professor do curso de especialização do Hospital Albert Einstein e professor convidado nos cursos de MBA em Gestão da Saúde e Infecção Hospitalar (INESP) e Fundação UNIMED. Líder e fundador do Grupo de Excelência em Hotelaria do Conselho Regional de Administração de São Paulo; Sócio e Consultor da Empresa Hospitallidade Consultoria e autor de diversos livros.

Diretor da ENTHEUSIASMOS CONSULTORIA EM TALENTOS HUMANOS. Como Consultor Organizacional e Educacional, ajudo as Organizações a transformar estratégia em excelência operacional, desdobrando os conhecimentos necessários para que cada Líder e Equipe sejam coerentes com os princípios da Marca e superem seus objetivos estratégicos; Indicado 11 vezes ao TOP 5 do prêmio Top of Mind de Recursos Humanos na Categoria #palestrante;Dou aula na FGV-SP: MBA Gestão Estratégica e Econômica de Pessoas. Também sou professor de #Design Thinking no MBA Gestão, Empreendedorismo e Marketing e professor de Criatividade e #Modelagem de Novos Negócios no MBA Liderança, inovação e Gestão 3.0 (LIG), ambos da PUC-RS.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará, Mestre (1997) e Doutora em Ciências (Cardiologia) na Universidade Federal de São Paulo; MBA Executivo em Gestão de Saúde no Insper-SP; Certificação Green Belt em VBHC (Value-Based Health Care) pela VBHC Center Europe e Masters in Health Care Transformation pelo Value Institute for Health and Care da University of Texas at Austin (USA). Foi Gerente Médica de Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Dedica-se à educação, mentoria, consultoria e pesquisa na área de Value-Based Health Care - VBHC (Atenção à Saúde Baseada em Valor), por meio da Mak Valor e da Academia VBHC. Implementou o Escritório de Gestão de Valor do HIAE e, é Embaixadora de VBHC para o Brasil da VBHC Center Europe (Holanda), Co-Chair da Iniciativa de VBHC do American College of Cardiology (USA), Professora Colaboradora da Deusto Business School, Universidad Deusto (Espanha), Professora Colaboradora da Fundação Dom Cabral (Brasil).

Jornalista científico dos Estados Unidos. Escreveu para o The New York Times, principalmente sobre avanços nos estudos do cérebro e das ciências comportamentais. Escritor de renome internacional, psicólogo, jornalista da ciência e consultante incorporado.

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás . É doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Coaching, consultora, palestrante e professora. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação de conflitos, saúde do trabalhador, educação, saúde mental, comportamento, qualidade de vida, comunicação, organizacional e inteligência emocional.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na área de Cuidado em Saúde no Contexto da Condição Crônica, tem Mestrado em Enfermagem na área de Avaliação de Serviços de Saúde. É especialista em Gestão de Pessoas, Auditoria em saúde, Terapia Intensiva-Emergência Adulto e Nefrologia. Tem experiência em três grandes grupos: 1.Gestão (Gestão de Pessoas na área da saúde, Liderança e Autoliderança, Auditoria em saúde, Análises de Custos Assistenciais, Análise de dados em saúde integrada a Tecnologia da Informação/TI e BI, Avaliação de Tecnologias em Saúde-ATS); 2.Assistência (Clínica médica-cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Emergências médicas, Nefrologia, Hemodiálise, Segurança do Paciente); 3.Educação (Atividade docente nível técnico e superior e Desenvolvimento de Pesquisa). Desenvolve atividade profissional atualmente na área da Auditoria em Saúde, Pesquisa em Saúde, Docência em Enfermagem e Consultoria em Saúde.

Médico dedicado e empreendedor e professor universitário com mais de 15 anos de experiência em Gestão Executiva de Saúde, Consultoria em Saúde e Gestão de Riscos trabalhando para criar uma nova mentalidade no setor de saúde e melhorar a segurança do paciente por meio de projetos de transformação digital e inovação. Especialista no mercado de saúde brasileiro, atuou como executivo em uma das maiores seguradoras de saúde do Brasil, implementando novos modelos de remuneração de saúde baseados em valor.

Selo MEC
Selo ISO 9001

Na Faculdade Unimed, você terá aulas com quem possui experiência prática e teórica em diferentes instituições, alinhando e aprimorando seus conhecimentos para o mercado.
O nosso propósito é promover o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho na área da saúde a partir da aquisição de novas habilidades e capacidades para uma atuação completa no mercado.
Qualidade e Excelência
Somos certificados pela Norma ISO 9001:2015 no nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Tradição e Pioneirismo
Somos pioneiros em educação para o Sistema Unimed, com experiência da Fundação Unimed e 30 anos de experiência em ensino.
Reconhecimento
Instituição autorizada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade presencial e a distância.
Por que a Faculdade Unimed?
O nosso propósito é promover o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho na área da saúde a partir da aquisição de novas habilidades e capacidades para uma atuação completa no mercado.
Qualidade e Excelência
Somos certificados pela Norma ISO 9001:2015 no nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Tradição e Pioneirismo
Somos pioneiros em educação para o Sistema Unimed, com experiência da Fundação Unimed e 30 anos de experiência em ensino.
Reconhecimento
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Domine a Farmácia Clínica, gerencie terapias em doenças crônicas e agudas, explore Big Data e IA. Foque em Segurança do Paciente, Farmacovigilância e Farmacoeconomia para liderar melhorias clínicas.

Direito do Consumidor na Área da Saúde
Compreenda os direitos do paciente como consumidor e aprenda a criar conteúdos em saúde que engajem e fidelizem o público.

Enfermagem em Urgência, Emergência e Atendimento Pré-hospitalar
Domine intervenções em emergências clínicas e traumáticas, gerencie serviços com precisão e inove no atendimento. Capacite-se em farmacologia, controle hemodinâmico e prevenção do burnout.

Design Thinking Aplicado à Experiência do Paciente
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A importância da gestão da experiência do cliente e do customer success (CS) na área de negócios. Focado em criar experiências positivas e bem-sucedidas para os clientes.

Telemedicina
Aprenda conceitos e infraestrutura da telemedicina para oferecer cuidados de saúde remotos. Capacite-se na implementação dessa ferramenta eficaz para otimizar o atendimento à distância.

Experiência do Paciente
A importância de compreender e melhorar a experiência do paciente na área da saúde, desenvolvendo habilidades e práticas para uma experiência positiva do paciente.

Gestão da Experiência do Paciente
Capacite-se para transformar o cuidado em saúde com estratégias inovadoras, métricas de satisfação e gestão de processos. Promova excelência no atendimento e aprimore a experiência do paciente.